O Projeto Literaludo lançou a proposta de divulgação de suas metodologias nas escolas de ensino particular, tendo em vista já termos realizado essa metodologia nas escolas da rede municipal durante o evento do lançamento do Clube do Livro Canindé Leitor.
Neste dia visitamos o Colégio Alves Brasil, onde fomos bastante bem recebidas. Durante a explanação, contamos com a participação dos estudantes, inicialmente falando sobre os seus hábitos leitores e sobre a importância da leitura. Os alunos, por sua vez, começaram a puxar pela memória títulos de obra já lidas durante a trajetória do ensino fundamental. Durante a apresentação dos jogos, os estudantes mostraram-se interessados em praticar a metodologia de nossos jogos em sala, bem como iniciaram a realização de um desses jogos (Jogo do Discurso Formal), onde o aluno Raul Martins participou conseguindo ótimos resultados.
• Educandário Sagrada Família
Fomos visitar o colégio Educandário Sagrada Família às 14hrs deste dia. No início da apresentação, interrogamos os estudantes sobre os tipos de leitura que estavam realizando, estes, por sua vez, ficaram bem tímidos, pouco quiseram comentar. Logo após, ressaltamos a importância da prática da leitura aliada ao gosto literário expondo os aspectos que contribuem para uma melhor aprendizagem através desse hábito. Começamos a explicar a funcionalidade de nossos jogos, iniciamos pela Caixa Surpresa, depois Batalha Naval, Dominó Literário e Descobrindo o Autor. A professora mostrou-se muito atenta às exposições, observando o passo a passo de como confeccioná-los.
• Escola Santa Cecília
Não conseguimos, a princípio, apresentar o projeto à turma de nono, pois a professora de português, encontrava-se lecionando na turma de sétimo ano, onde resolvemos expor nossas atividades. Esta turma nos acolheu muito bem, mostrou-se muito participativa e adorou a proposta que lançamos à professora Patrícia Oliveira. Os alunos estavam bem eufóricos, talvez devido o horário que foi logo após o intervalo, mas essa agitação foi revertida em participação, pois os mesmos ficaram bem à vontade em relatar suas experiências sobre leitura (dentro e fora de sala de aula).
Alguns demonstraram ter um bom conhecimento sobre obras de origem estrangeiras, outros falaram ler quadrinhos, algumas meninas leem revistas semanais e alguns poucos falaram não ter interesse por leitura. Quando começamos a explicar como funcionavam os jogos, os estudantes incitavam diretamente a participação da professora na confecção de jogos, a fim de que eles pudessem ter a oportunidade de praticá-los.
Fomos visitar o colégio Educandário Sagrada Família às 14hrs deste dia. No início da apresentação, interrogamos os estudantes sobre os tipos de leitura que estavam realizando, estes, por sua vez, ficaram bem tímidos, pouco quiseram comentar. Logo após, ressaltamos a importância da prática da leitura aliada ao gosto literário expondo os aspectos que contribuem para uma melhor aprendizagem através desse hábito. Começamos a explicar a funcionalidade de nossos jogos, iniciamos pela Caixa Surpresa, depois Batalha Naval, Dominó Literário e Descobrindo o Autor. A professora mostrou-se muito atenta às exposições, observando o passo a passo de como confeccioná-los.
• Escola Santa Cecília
Não conseguimos, a princípio, apresentar o projeto à turma de nono, pois a professora de português, encontrava-se lecionando na turma de sétimo ano, onde resolvemos expor nossas atividades. Esta turma nos acolheu muito bem, mostrou-se muito participativa e adorou a proposta que lançamos à professora Patrícia Oliveira. Os alunos estavam bem eufóricos, talvez devido o horário que foi logo após o intervalo, mas essa agitação foi revertida em participação, pois os mesmos ficaram bem à vontade em relatar suas experiências sobre leitura (dentro e fora de sala de aula).
Alguns demonstraram ter um bom conhecimento sobre obras de origem estrangeiras, outros falaram ler quadrinhos, algumas meninas leem revistas semanais e alguns poucos falaram não ter interesse por leitura. Quando começamos a explicar como funcionavam os jogos, os estudantes incitavam diretamente a participação da professora na confecção de jogos, a fim de que eles pudessem ter a oportunidade de praticá-los.