Quando voltamos o olhar para a questão da leitura em nossa região, saberíamos que este assunto seria gerador de debates, e um desses debates girou em torno do acesso ao livro. Sem dúvidas, o elevado preço dos livros dificulta uma nova maior intimidade com a leitura. Os editores costumam explicar que a pequena procura dos consumidores restringe os novos títulos a baixar tiragens, encarecendo assim o preço de cada exemplar.
O livro em nosso país, como salientam os números, continua ainda restrito a uma faixa circunscrita de leitores. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2001, também mostrou que somente 30% da população adulta alfabetizada contaram ter lido ao menos um livro nos últimos meses, ao passo que 61% afirmaram ter muito pouco ou nenhum contato com livros.
Nos nossos dias, podemos ver claramente essa transformação nos modos de ler com a chegada da internet. Ao menos nos grandes centros urbanos, há hoje a opção de ler um texto na tela do computador. Seja por meio de um livro eletrônico ou dos inúmeros sites que oferecem na íntegra uma obra que pertence ao domínio público. Com base nessa questão, resolvemos analisar a questão da aquisição de livros nos grandes eventos urbanos, desta feita organizamos uma visita técnica à Livraria Saraiva Mega Store, que fica situada no Shopping Iguatemi - Avenida Washington Soares , n°85, no bairro Água Fria, na capital de nosso estado, Fortaleza.
A escolha por esse estabelecimento em si foi feita por concentrar um público bem constante e por constituir-se uma loja que contempla um acervo completo de livros dos mais variados gêneros e categorias. Em 2014, a Livraria Saraiva completou 100 anos e hoje em dia agrega cada vez mais clientes pelo atendimento e instalações acolhedoras para quem realmente tem prazer pela leitura.
Nossa viagem aconteceu na quinta feira, dia 10 de dezembro; saímos de Canindé às 6 horas da manhã em um automóvel oferecido , por nosso Crede. Chegamos bem cedo em Fortaleza e tivemos que esperar bastante até que começassem as atividades de vendas do Shopping Iguatemi, às 10 horas da manhã. A princípio com a abertura da livraria , visitamos a loja com o olhar de clientes e exploramos todas as repartições para averiguarmos bem o fluxo.
A livraria Saraiva nos informou que 30% de seus faturamentos vêm de vendas da companhia e tendência é de crescimento, especialmente no Norte e Nordeste. O Brasil possui 3.095 livrarias, apenas 16% na região Nordeste, a mídia brasileira é inferior à recomendada pela Unesco.
Observamos com a análise dos dados colhidos que:
• o público alvo dos livros didáticos são os professores;
• as crianças que frequentam o ambiente, têm pais leitores;
• os adolescentes preferem os lançamentos da literatura estrangeira;
• os adultos com mais de 40 anos preferem revistas e livros sobre críticas às políticas nacionais;
• entre as profissões mais citadas encontramos professores, estudantes, aposentados, administradores e advogados;
• fato notório: as pessoas que compram livros ganham mais de um salário mínimo;